HomeHospedagemSPAventura Ecolodge, hospedagem verde em Ibiúna

SPAventura Ecolodge, hospedagem verde em Ibiúna

SPAventura Ecolodge, hospedagem verde em Ibiúna

Integrado à Mata Atlântica e pertinho de São Paulo, hotel SPAventura Ecolodge prioriza a imersão com a natureza e a culinária orgânica

Por Tarcila Ferro

Já era noite quando cheguei ao SPAventura Ecolodge, situado em Ibiúna, a 75 quilômetros de São Paulo. Estava curiosa para saber se realmente encontraria um lodge tão próximo da cidade grande. Afinal, pelo conceito, lodge é uma hospedagem inserida em locais que proporcionam interação total com o ambiente em que estão – comum nos safáris africanos ou na Amazônia, por exemplo.

Pois bem. Como já estava escuro, depois do check-in, fui direto para o quarto. O caminho até lá é por uma trilha larga de chão de pedras, iluminada por tochas. Trechos de Mata Atlântica margeiam o caminho e cobrem 60% da área total do hotel. São cerca de cinco minutos de caminhada até a acomodação (se precisar, o veículo que leva as malas pode dar uma carona para os hóspedes).

A chegada aos chalés é uma boa surpresa: feitos com madeira de reflorestamento, eles são amplos (tamanhos entre 44 m2 e 54 m2), muito confortáveis, com varanda, lareira, calefação, chuveiro separado do banheiro e televisão com canais a cabo. Acomodou muito bem um casal e duas crianças (sendo uma delas um bebê). Por conta disso, colocaram um micro-ondas no quarto para preparar mamadeira à noite, banheira e berço (até o final do ano, será inaugurada uma copinha para bebês). O Wi-Fi é fraco nos quartos, mas funciona muito bem nas áreas comuns do hotel.

foto: Tarcila Ferro

O SPAventura segue bem a linha de um ecolodge: o projeto é ser 100% sustentável (tem até uma usina de geração de energia limpa) e a alimentação é orgânica. O Espaço Gourmet inclui um deque de 430 m², equipado com forno a lenha, churrasqueira e uma bela vista para a mata. A comida é saudável e saborosa. O bufê é bem servido com massas, carnes, guarnições e saladas (boa parte das hortaliças, ervas e dos legumes é colhida na horta orgânica, e o que não é dali vem dos produtores vizinhos). O leite chega fresco à mesa, ordenhado pela manhã, e o mel é de fabricação própria.

Com uma área enorme, as atividades focam no contato com a natureza. São 35 quilômetros de trilhas mapeadas pela propriedade, com algumas levando a cachoeiras e riachos. Nos dias de sol, dá para curtir caiaque e stand up paddle no lago, slackline, quadra de vôlei de areia, passeios a cavalo e de bicicleta, arco e flecha e um grande ginásio poliesportivo, que conta ainda com piscina aquecida, hidro e sauna. A monitoria leva a criançada para fazer plantio de árvores e alimentar os animais, entre outras atividades que focam no respeito à natureza.

E não vá embora sem experimentar uma das três tirolesas. Na maior delas, com 580 metros de extensão e velocidade que chega a 50 km/h, o visual é sensacional – um verdadeiro mergulho no verde da Mata Atlântica.

Hotel SPAventura Ecolodge
Fazenda Morros Verdes, Estrada Municipal do Verava, s/nº, Ibiúna, SP
Diárias a partir de R$ 700 para casal e uma criança de até 12 anos, com pensão completa e chá da tarde,
spaventura.com.br

Compartilhar: