HomeDicasComo dirigir em um autódromo de verdade?

Como dirigir em um autódromo de verdade?

Como dirigir em um autódromo de verdade?

Dar uma voltinha num supercarro é mais fácil do que parece

Por Thelma Lavagnoli

Pré-Requisitos
Preciso de carta, curso especial e algum preparo diferente para pilotar? No geral, as empresas que organizam a atividade pedem apenas que o viajante tenha carta de motorista válida em seu país de origem. Além disso, é preciso preencher um formulário com dados pessoais e sobre sua saúde. Um minicurso de uns 40 minutos ensina a controlar o carro.

foto: divulgação

Curso e Equipamento de Segurança
Na maioria das vezes, o curso é dividido em três partes. Primeiro, há uma aula em vídeo com instruções básicas de direção. Aí tem bate-papo com um piloto de corrida, que atua como instrutor. Depois, hora de colocar equipamento de proteção: um capacete e a balaclava (uma touquinha que vai por baixo) para evitar trombadas desagradáveis com a lateral do carro – a cabeça chacoalha bastante. Há lugares que incluem ainda luvas e até macacão.

Dada a Largada
Abaixe a cabeça ao entrar, pois os carros geralmente são baixos. Fique confortável, ajuste os detalhes, coloque o cinto e pronto, hora de acelerar! Sabia que veículos como a Ferrari 458 vão de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos? Uma arrancada e tanto: a cabeça fica grudadinha no encosto. A primeira volta é para se adaptar aos volantes; então reserve pelo menos duas porque é na segunda que os motoristas ficam mais confortáveis e curtem de fato o passeio. Em alguns lugares, o piloto-instrutor ainda vai de copiloto para dar dicas.

Eu vou… mas de passageiro!
Para crianças ou quem não tem lá muita confiança em assumir o volante – por mais tranquila que seja a experiência –, muitos autódromos oferecem uma alternativa: ir de passageiro, ou melhor, copiloto. O Autódromo de Modena, por exemplo, oferece a opção de ir acompanhado por um piloto profissional na direção. O processo é bem mais rápido, pois pula-se a videoaula e, em poucos minutos, já está deslizando pelas curvas.

Onde e Quanto Custa?

  • SpeedVegas, Las Vegas, EUA: a partir de US$ 79 por volta na Lamborghini Huracán, speedvegas.com
  • Dubai Autodrome, Dubai, Emirados Árabes Unidos: a partir de US$ 251 no Audi TT, dubaiautodrome.com
  • Extreme Experience, Indianapolis, EUA: a partir de US$ 379, três voltas na Putnam Park Road Course em agosto de 2018, na Ferrari 488 GTB, thextremexperience.com
  • Spa-Francorchamps Circuit, Stavelot, Bélgica: a partir de € 120, uma volta no 265 HP, spa-francorchamps.be
  • Nuerburgring, Nuremberg, Alemanha: a partir de € 299, 15 minutos na McLaren 540C, nuerburgring.de
  • Autódromo de Modena, Itália: a partir de € 690, duas voltas na Ferrari 458, autodromodimodena.it
Compartilhar: