HomeDestinosIgrejas majestosas em São Petersburgo, Rússia

Igrejas majestosas em São Petersburgo, Rússia

Igrejas majestosas em São Petersburgo, Rússia

Igrejas e catedrais ortodoxas são pontos-chave para visitar e entender a história de São Petersburgo

Por Mari Campos

Se tratando de Rússia, igrejas e catedrais ortodoxas são pontos-chave em todas as suas cidades – e São Petersburgo não seria diferente.

A mais famosa delas – e para muitos turistas também a mais bela – é a Igreja do Salvador do Sangue Derramado, erguida no exato local em que o czar Alexandre II foi assassinado no final do século 17. A igreja de cúpulas multicoloridas e douradas, quase lúdicas, lembra muito a Catedral de São Basílio de Moscou e fica às margens do canal Griboyedov, e logo ao lado do belo parque Mikhailovsky. Em seu interior, dentre inúmeras belezas, fica a maior coleção de mosaicos de toda a Rússia. Dali, com tempo, vale esticar para os vizinhos Museu Russo e Castelo St Michael.

A Catedral Naval de São Nicolau é um magnífico monumento barroco, também em pleno centro da cidade. O prédio azul-bebê e branco, com espetaculares cúpulas douradas, é ainda mais interessante do lado de dentro. Na verdade, são duas catedrais, uma no piso inferior (São Nicolau propriamente) e outra no superior (Epifania), ambas ricamente decoradas – e com entrada franca. Erguido próximo ao porto na época da fundação da cidade, o prédio foi Regimento Naval e depois oferecido pelo príncipe Golitsyn à imperatriz Elisaveta como templo de São Nicolau, protetor dos marinheiros.

Catedral Naval de São Nicolau | foto: shutterstock

Muito maior e mais imponente, a impressionante Catedral de Santo Isaque (hoje convertida em museu) nos oferece um benefício extra: a possibilidade de subir à sua cúpula dourada (que pode ser vista de várias partes da cidade) e ter uma vista panorâmica arrebatadora de São Petersburgo lá do alto – mas é preciso fôlego para encarar os mais de 260 degraus. Por dentro, diferentes tipos de mármore, lápis-lázuli e outras pedras raras adornam os belíssimos ambientes.

Já a Catedral de Kazan fica na Avenida Nevsky, um dos pedaços mais agitados e cosmopolitas da cidade. Por fora ela já impressiona, com uma enorme cúpula de ferro e 96 colunas dispostas em formato de semicírculo, lembrando muito a Basílica de São Pedro, no Vaticano. É ali em Kazan que fica a imagem de Nossa Senhora de Kazan, a quem muitos milagres são atribuídos até hoje.

Catedral de Kazan | foto: shutterstock


Veja mais:

  Sorte no amor ao redor do mundo!
  Trains & Tours oferece volta ao mundo de trem
  Roteiro debaixo da terra em Moscou

Onde se hospedar em São Petersburgo:

  • Vertical Aparthotel
    Um achado para viajantes econômicos: tem quartos compactos com cozinha equipada.
  • Petro Palace Hotel
    Em estilo russo bem classicão, fica próximo ao Hermitage e tem quartos renovados.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels of the World, tem quartos superconfortáveis, ótimo spa e café da manhã incrível.

Confira outras sugestões de acomodação em São Petersburgo aqui!


Vai para São Petersburgo? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em São Petersburgo
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: