Celebrando a vindima na Vinícola Guaspari - Revista Viajar
HomeDicasCelebrando a vindima na Vinícola Guaspari

Celebrando a vindima na Vinícola Guaspari

Celebrando a vindima na Vinícola Guaspari

A 200 km de São Paulo, a Vinícola Guaspari abre suas portas durante a vindima

Por Rafael Marques

Visitar uma vinícola, entender o processo de produção de um vinho e ter uma tarde regada a degustações da bebida… Dá para fazer tudo isso em Espírito Santo do Pinhal, cidadezinha no interior de São Paulo, a duas horas de distância da capital.  Até o dia 17 de junho, a Vinícola Guaspari abre suas portas para que visitantes admirem os vinhedos carregados e uvas prestes a serem colhidas no período da vindima. O passeio se inicia na Casa Guaspari, onde hoje é a loja dos produtos da vinícola e tem duração de aproximadamente 3h30.

Os destaques ficam para a realização de uma colheita simbólica, a vivencia do processo de produção do vinho na área fabril, o entendimento das diferenças na colheita comparadas a outras vinícolas e regiões e é claro, realizar a degustação com vinhos da linha “Vista”, sendo eles: Vista do Bosque 2016, Vista da Serra 2015 e Vista da Mata 2015.

O programa ainda oferece uma experiência com “Salumeria de terroir”, onde os visitantes poderão apreciar produtos artesanais paulistas, como o queijo Pardinho, além de frutos da fazenda e do azeite extra virgem Guaspari, harmonizados com vinhos branco e tinto.

foto: Rafael Marques

A produção dos vinhos 

Antiga fazenda de café transformada em vinícola, o local é extremamente privilegiado para o plantio e cultivo de uvas. Uma de suas inovações é a transferência de safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. É um processo diferente do que o que acontece nos vinhedos do sul brasileiro, onde a colheita geralmente é feita durante o verão. Hoje, o local conta com 50 hectares de vinhedos que são divididos em 12 terroirs (terras cultivadas) e 9 tipos de uva, além de ter ultrapassando o número de 3 mil visitantes em um ano de visitas.

Serviço
Vinícola Guaspari

Rua Pedro Ferrari, 300, Espírito Santo do Pinhal – SP
Os passeios acontecem aos sábados e domingos às 9h30; e quinzenalmente as sextas-feiras, às 15h.
Visita da Vindima: R$ 420 por pessoa
Reservas: (19) 3661-9191 – ramal 3 | enoturismo@vinicolaguaspari.com.br

Compartilhar: