HomeDestaquesA multifacetada Moscou

A multifacetada Moscou

A multifacetada Moscou

Por Mari Campos

Moscou, com mais de 2.500 km², é a maior cidade de toda a Europa. Por isso mesmo, visitá-la exige planejamento: são inúmeras atrações turísticas e nem tudo está a uma curta caminhada de distância como em São Petersburgo. Não dá para pensar em passar apenas um final de semana.

A própria região do Kremlin e da Praça Vermelha, o ápice turístico da cidade, já consome boa parte do tempo do turista na cidade. Quem vê de longe pode não imaginar o tamanho e a quantidade de atrações reunidas.

A minha chegada à Praça Vermelha sob neve nos dias seguintes ganhou outros tons ainda mais bonitos: dias ensolarados, de céu azul, que ressaltavam as cores intensas dos edifícios e da catedral. Não por acaso, a maioria dos turistas (e eu me incluo neste rol!), encantada por sua beleza, acaba passando pela praça todo dia – o que é muito recomendável, já que, tão cheia de detalhes, vai revelando novas facetas diferentes a cada visita, a cada luz.

foto: shutterstock

É ali pela praça que a gente forma fila para ver o Mausoléu de Lênin, aberto à visitação gratuita, com seu corpo impressionantemente embalsamado em uma câmara escura. É pela praça também que a gente tem acesso ao interessantíssimo Museu de História Natural, à bela catedral ortodoxa Kazan (de entrada gratuita), ao enorme shopping center de luxo GUM (que ocupa o belo prédio de uma antiga loja de departamentos soviética e tem uma imperdível praça de alimentação) e, claro, à icônica Catedral de São Basílio.

Símbolo mais reconhecido da cidade atualmente, a catedral foi construída originalmente no século 16 como monumento militar por Ivan, o Terrível, que se autoproclamou o primeiro czar russo (há uma lenda de que ele teria cegado o seu arquiteto para que ele jamais reproduzisse tamanha beleza em outro lugar). A entrada custa cerca de US$ 10 e a visita a seus dois andares é imperdível, com direito a coro ortodoxo a cada dez minutos em frente a um dos andares.

Já a entrada para o Kremlin propriamente se dá fora da Praça Vermelha, na lateral oposta ao Mausoléu de Lênin.

foto: shutterstock

Dentre suas imponentes torres e muralhas avermelhadas, a área do Kremlin é repleta de edifícios, museus e igrejas diferentes, e visitar todos eles podem bem tomar um dia inteiro para o turista mais empolgado. O ingresso básico, de cerca de US$ 10, dá direito a andar pelo complexo e visitar alguns de seus prédios e as suas igrejas; para ir ao Armoury Chamber é preciso comprar ingresso separado (ambos à venda tanto in loco quanto on-line, mas curiosamente os bilhetes adquiridos on-line precisam ser trocados por ingressos oficiais na bilheteria).


Veja mais:

  Sorte no amor ao redor do mundo!
  Trains & Tours oferece volta ao mundo de trem
  Moscou além do básico

Sugestões de hospedagem em Moscou:

  • Golden Apple
    Simpático hotel-butique de quartos novos e bastante funcionais.
  • Ritz-Carlton
    A uma quadra da Praça Vermelha, tem quartos impecáveis, alguns com acesso à área VIP – destaque para vista panorâmica.
  • Lotte
    Membro da Leading Hotels, este clássico tem quartos espaçosos e belo SPA, ao lado do comércio da Rua Arbat.

Encontre outras acomodações em Moscou aqui


Vai para Moscou? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do SegurosPromo cota os melhores preços e planos para você, com parcelamento em até 12x no cartão. Além disso, leitores da Viajar pelo Mundo tem 5% de desconto utilizando o cupom REVISTAVIAJAR5, faça já o seu!


Alugue um carro em Moscou
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: