HomeDestinosO que fazer em Vila Nova de Gaia, Portugal

O que fazer em Vila Nova de Gaia, Portugal

O que fazer em Vila Nova de Gaia, Portugal

Vizinha ao Porto, Vila Nova de Gaia é responsável pelo famoso vinho licoroso produzido às margens do Rio Douro

Por Tarcila Ferro

Do terraço do quarto do hotel The Yeatman, o visual para a Ponte D. Luis I era arrebatador. À noite, o cartão-postal mais pop do Porto se enche de luz e dobra de encantos. Se não fosse pela chuva, teria ficado horas olhando o vaivém dos carros, o balanço do Douro e seus barcos, o movimento na zona ribeirinha do Porto…

 

Suíte do hotel The Yeatman (foto: shutterstock)

 

Sandeman

Sandeman (foto: shutterstock)

O Yeatman fica em Vila Nova de Gaia, o município que está do outro lado do Douro e se liga ao Porto por pontes. Gaia respira vinho e construiu sua história em cima disso. Desde o século 18, é o endereço das principais caves de Portugal que estocam, comercializam e exportam a bebida para diversos países.

São mais de 60 armazéns espalhados pela região, boa parte deles oferece visitas guiadas. As grandes placas com os nomes das produtoras estão por toda a encosta: Graham’s, Taylor’s, Sandeman, Cálem, Burmester… O visitante pode escolher desde os tours mais simples, como no caso da Taylor’s, que cede audioguia e até duas provas no final por € 12 (não é preciso agendar); como fechar visitas privadas e incluir na degustação rótulos vintage (quando atingem os mais altos níveis de qualidade). Unir o passeio com almoço ou jantar no restaurante da cave, Barão de Fladgate, rende uma harmonização cheia de sabor.

 

             Onde se hospedar em Vila Nova de Gaia

 

Na porta do meu quarto, a plaquinha com os dizeres “Ferreira” mostra que aquela suíte leva a chancela da famosa empresa de vinhos que atua no Douro há mais de 250 anos. Nas outras portas daquele corredor, a mesma coisa: cada uma tinha uma empresa de vinhos diferente assinando a decoração do apartamento. Essa é apenas uma entre tantas referências à bebida que aparece no The Yeatman, hotel de luxo voltado para amantes de vinho. Situado em Vila Nova de Gaia, pertinho das principais caves, o hotel conta com 83 quartos e mais 26 em construção (inauguração prevista para o próximo mês).

De qualquer ambiente é possível tirar fotos lindas encaixando a Ponte D. Luis I com perfeição. Inclusive das banheiras dos quartos, posicionadas de maneira estratégica para tomar um banho de espuma com vista para o Porto.

O visual para o Douro também é o ponto alto das duas piscinas – uma interna e outra externa – que rendem deliciosos banhos de sol e descanso embalados pela beleza do Porto.

Ali, tudo gira em torno do vinho. A adega tem a invejável conta de 27 mil garrafas, a decoração é temática tanto nos corredores, elevadores como nos quartos (algumas suítes têm camas que imitam barricas de carvalho) e o Spa usa produtos feitos à base de ingredientes extraídos das uvas.

São quatro categorias de acomodações – desde o Executivo até a Bacchus Suite (Com 150 m², jacuzzi de cobre e cama giratória). Fiquei hospedada no quarto superior de 30 m² com carpete, terraço lindo, amenities Caudalie e banheira generosa. No restaurante da casa, com duas estrelas Michelin, as tradicionais receitas portuguesas são apresentadas em pratos cheios de personalidade e sabor.

 

O teleférico liga a Ponte D.Luis I ao cais da Cidade de Gaia

O teleférico liga a Ponte D.Luis I ao cais da Cidade de Gaia (foto: shutterstock)

 

O vinho do Porto

Gaia e Porto são o que são graças ao Douro. O rio nasce na fronteira entre Espanha e Portugal e segue seu curso abençoando as íngremes encostas em suas margens, tecendo as condições ideais para o cultivo das uvas. O Vinho do Porto é feito a partir de uma ampla variedade de castas tradicionais, cerca de 30, incluindo Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Elas são perfeitamente adequadas às condições quentes e áridas do Douro, sendo a origem de grande parte do caráter único e distinto do vinho.

Continue lendo sobre o Norte de Portugal:

Braga 

Parque Nacional Peneda-Gerês 

Montalegre 

Chaves 

Veja opções de hospedagem em Vila Nova de Gaia aqui!


Vai para Vila Nova de Gaia? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em Vila Nova de Gaia
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: