HomeDestinosGuia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

A viagem pelas regiões do Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes mergulha o turista em histórias milenares, culinária raiz, vinhos supremos e traz aquela sensação deliciosa de que estamos pertinho de casa.

Por Tarcila Ferro

Não teve bacalhau, não teve show de fado, não teve Lisboa. Foram sete dias viajando por Portugal sem ter conhecimento dos três itens citados acima. Nada contra, adoro os três, mas a ideia era mesmo ir atrás de novos sabores, sensações e lugares. Foi a vez de conhecer o Norte, caindo na estrada a partir do Porto e dirigindo por caminhos ora tomados por montanhas, ora por aldeias, ora por vinícolas, ora por pontes milenares, ora por pastores e seus rebanhos, ora por cidades grandes… O mais gostoso de tudo é se sentir na Europa que fala português. É acalentador, é reconfortante, é tão fácil… O GPS fala a nossa língua, as placas falam nossa língua, o cardápio fala a nossa língua, o garçom fala a nossa língua… Não tem como não amar! É por isso que sempre voltamos, é por isso que sempre queremos conhecer mais e mais de Portugal!

Fuso horário + 3h
Visto e Vacina não são necessários

Quando ir ao Norte de Portugal?

A época em que as paisagens estão mais bonitas e o sol não fica tímido em aparecer é de abril a outubro. É o período ideal para os cruzeiros no Douro e curtir as praias de Viana, Gaia e Porto. O verão é bem quente e seco, em especial de julho a agosto. Quem vai com foco em curtir a colheita das uvas deve viajar em setembro. No inverno, de dezembro a março, pode nevar em Montalegre e Bragança.

Como chegar no Norte de Portugal?

A TAP tem voo direto, de 10 horas, a partir de São Paulo para o Porto. A Azul voa direto para Lisboa, a partir de Campinas (Viracopos). A Air France voa para Lisboa, com conexão rápida em Paris. De Lisboa, o viajante pode pegar o trem na estação Oriente, que fica a três linhas de metrô do Aeroporto Humberto Delgado. Os bilhetes de trem podem ser comprados na bilheteria da estação ou pelo site. Vale a pena comprar com antecedência de pelo menos uma semana para conseguir descontos. O trajeto Lisboa-Porto com o trem rápido Alfa Pendular dura cerca de 2h30. Como dirigir em Portugal brasileiros podem dirigir com a carteira de habilitação do Brasil. As estradas são boas, bem sinalizadas e as placas marcam as distâncias em quilômetros.

DICA DE OURO: os pedágios eletrônicos espalhados por todas as regiões fazem a cobrança automática. O motorista paga na hora de devolver o carro.

O que visitar no Norte de Portugal: 

Porto

Vila Nova de Gaia

Viana do Castelo

Ponte de Lima 

Braga

Parque Nacional Peneda-Gerês 

Montalegre 

Chaves 

Bragança

Pinhão


Onde se hospedar no Norte de Portugal

AMARES
Pousada Mosteiro de AmaresAberto em um mosteiro do século 12, a pousada é uma viagem no tempo. Com 32 quartos, fica próximo a Braga e ao Parque Nacional Peneda-Gerês. pestana.com

VIDAGO
Vidago PalaceUm suntuoso palácio centenário abriga o hotel decorado todo em estilo Belle Époque. Tem campo de golfe, lago e fonte
de águas termais.

PORTO
The YeatmanHotel de luxo voltado para os amantes do vinho, em Vila Nova de Gaia, projetado para privilegiar a vista para o Rio Douro e o Porto.

Veja outras opções de hospedagem em Portugal aqui!


Vai para Portugal? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em Portugal
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: