HomeDestinosAmérica do SulA rota dos vinhos na Serra Gaúcha

A rota dos vinhos na Serra Gaúcha

A rota dos vinhos na Serra Gaúcha

Vinho nacional não é bom? Se ainda acha isso, está na hora de rever seus conceitos e partir para uma viagem cheia de sabor e surpresas pelo sul do país

Por Eduardo Vessoni

Não tem como negar. Em terras gaúchas, é o vinho que dita o ritmo e os sabores do turismo. Na prática, isso significa dizer que por ali você pode provar alguns dos vinhos nacionais mais premiados fora do país e protagonizar algumas das experiências mais inusitadas do turismo brasileiro. A lista de atrações na região inclui desde as clássicas visitas guiadas pelas instalações de vinícolas até atividades em que o viajante pode fazer seu próprio espumante ou participar de uma autêntica colheita no-turna (com direito a roubar até um cachinho de uva, recém-tirado do pé).

Primeiro destino do Brasil a receber a classificação de Indicação Geo-gráfica, o Vale dos Vinhedos, a mais famosa das rotas locais de enoturismo, se orgulha também de ser a primeira região a obter o título de Denominação de Origem (DO), que exige rígidas regras de cultivo e de produção.

 

Piquinique nos Vinhedos

Piquinique nos Vinhedos (foto: divulgação)

 

A 120 quilômetros de Porto Alegre, Bento Gonçalves é declarada a Capital Brasileira do Vinho e serve como porta de entrada para esse mundo etílico que tem como inspiração o vinho e as tradições trazidas pelos primeiros imigrantes que chegaram por ali em 1875.

Atualmente, o destino dá acesso a cinco rotas temáticas: Vale dos Vinhedos, roteiro pelos parreirais e vinícolas; Caminhos de Pedra, museu a céu aberto em que é possível visitar construções da época dos imigrantes; Vale do Rio das Antas, conhecido pelo percurso em forma de ferradura do Rio das Antas e pela clássica ponte em arcos paralelos suspensos; Cantinas Históricas, famosa pelos típicos restaurantes de origem italiana; e a Rota Rural Encantos de Eulália, cujos destaques são a gastronomia imigrante e o Parque de Aventuras Gasper, com rapel, tirolesa, arvorismo e bungee jump sobre uma plataforma a 150 metros de altura.

 

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra (foto: shutterstock)

 

Embora as atrações estejam próximas umas das outras e possam ser exploradas em um bate-e-volta a partir de Bento Gonçalves, o destino não conta com linhas de ônibus para os pontos mais afastados, em áreas rurais. Por isso, o mais recomendado é estar com veículo próprio, que pode ser alugado em Porto Alegre ou em Bento Gonçalves, ou contratar os serviços de agências de turismo.

O aeroporto mais próximo dali fica em Caxias do Sul, a 45 quilômetros de distância. Mas os próprios locais recomendam o desembarque na capital gaúcha, uma vez que o terminal de passageiros vizinho costuma ser fechado com frequência por questões climáticas.

Desde que desembarcaram as primeiras famílias camponesas da Itália e de outros rincões da Europa, o sul do Brasil nunca mais foi o mesmo. Arquitetura emprestada do Velho Continente, serviços raros de serem encontrados em outros destinos turísticos do país, um terroir único em terras elevadas e uvas com alta acidez e baixo teor de açúcar.

Agora não tem mais como negar. Você precisa, por fim, conferir de perto a fama mundial dos vinhos locais.

 

Vinícola Casa Valduga

Vinícola Casa Valduga (foto: shutterstock)

 

É Autêntico! Segundo o iNPA (instituto Nacional da Propriedade industrial), instituição responsável por esse certificado, a Denominação de Origem (DO) se refere a um produto originário de uma determinada região ou localidade. No Brasil, alguns produtos contam com o título de indicação Geográfica (iG), uma espécie de selo que identifica determinados produtos e sua qualidade, de acordo com sua origem, como o queijo da Serra da Canastra (MG) e a cachaça de Paraty (RJ).

 

Leia mais:

Passeios pela Serra Gaucha – Preciosidades do Sul


Onde se hospedar?

Casa Valduga
No meio de uma vinícola, o conjunto de pousadas tem 24 acomodações. Hóspedes ganham curso de degustação.

 

Dall’Onder Grande Hotel
A 1,5 km do centro, possui 265 quartos e há opções com área de estar, cozinha e sacada.

 


Vai para Rio Grande do Sul? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro no Rio Grande do Sul
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda

Compartilhar: