HomeDestinosDoce Alentejo, o charme de Portugal

Doce Alentejo, o charme de Portugal

Doce Alentejo, o charme de Portugal

Estradas bucólicas levam a castelos, propriedades graciosas, vinícolas, resquícios romanos e cidadezinhas medievais cheias de charme. A viagem neste pedaço de Portugal é um deleite visual, histórico e gastronômico.

Por Thelma Lavagnoli

“Alentejo é lugar para descansar, comer e viver bem, onde o tempo parece passar mais devagar.” A descrição foi de uma amiga lisboeta, mas poderia ter sido minha após fazer um roteiro de carro por mais de sete cidades para descobrir os encantos desse miolo na parte centro-sul de Portugal. Maior região do país, tem gastronomia cheia de particularidades, herança dos períodos de ocupação romana (que durou entre os séculos 2º e 5º), muita arte sacra e construções que são Patrimônio da Humanidade, além dos vinhos e azeites que ganharam o mundo e fisgaram o Brasil de jeito (estamos entre os principais consumidores desses produtos).

Quando ir para Alentejo?

Junho e setembro costumam ter temperaturas mais amenas e ideais para explorar o Alentejo e Lisboa. O verão também é muito procurado, principalmente em julho e agosto, mas faz bastante calor.

O que visitar em Alentejo?

Évora

Monsaraz

Estremoz

Vila Viçosa

Marvão

Paradinhas Estratégicas no coração do Alentejo

Onde se hospedar no Alentejo?

Hotel M’AR de AR Aqueduto
Antigo Palácio dos Sepúlveda, o hotel-butique funciona no edifício quinhentista, com tetos em abóbada e três janelas manuelinas da época. Fica no centro histórico da cidade de Évora, tem 64 acomodações e mesmo os quartos clássicos, categoria mais simples, são bem confortáveis, com banheira. Tem ainda piscina, spa, bar e restaurante. bit.ly/marhotel-evora

Hotel São Lourenço do Barrocal
Parece até uma criação do Pinterest, com luzinhas nas árvores, bicicletas retrô à disposição dos hóspedes e decoração que mistura elementos rurais a objetos coloridos e metálicos. A ideia aqui é não ficar no quarto, mas caminhar pela ampla propriedade, curtir a piscina e o spa, ou atividades ao ar livre, como passeios a cavalo e de balão, piqueniques e observação de aves. barrocal.pt

Pousada Pestana Castelo de Estremoz
Escadaria de mármore, azulejos portugueses e mobiliário digno da nobreza, literalmente… Funciona na principal construção da cidade e faz disso seu grande atrativo: são apenas 33 quartos e muitos ainda mantêm características do século 13, assim como as áreas comuns – é para sentir-se um personagem de contos de fadas. Os jardins e a piscina são ótimos pontos de descanso em tardes ensolaradas. Diárias a partir de € 135 para casal, com café da manhã e estacionamento gratuito. barrocal.pt

Alentejo Marmoris
Principal hotel de Vila Viçosa, faz parte da rede Small Luxury, com uma série de comodidades para aquele dia em que relaxar também faz parte da programação. Ele tem piscina, área de hidromassagem, salão de jogos e restaurante que apresenta clássicos do Alentejo com um quê moderno e um menu diferente a cada temporada. Ainda é possível agendar degustações de vinho e uísques, se estiver em grupo, na cave da propriedade. alentejomarmoris.com

Veja outras opções de hospedagem em Alentejo aqui!

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: