HomeDestinosBarcelona: as ruelinhas do Bairro Gótico e as ramblas de El Raval

Barcelona: as ruelinhas do Bairro Gótico e as ramblas de El Raval

Barcelona: as ruelinhas do Bairro Gótico e as ramblas de El Raval

Museus, centros culturais, igrejas e monumentos góticos nos bairros ao redor das Ramblas

Explorar os bairros que margeiam as Ramblas, como El Raval e Bairro Gótico, são boas pedidas para o roteiro. O El Raval, originalmente habitado por imigrantes asiáticos e africanos, é até hoje famoso pela multiculturalidade. Apesar de ter apelo mais trendy e alternativo, guarda alguns dos edifícios mais bonitos de Barcelona, como a igreja Sant Pau del Camp, do século 11, toda feita de pedra e com claustro bem preservado.

Na área do antigo hospital de La Santa Creu funciona a Biblioteca da Catalunha (com visitas guiadas) e o belo prédio do Instituto de Estudos do Catalão. Depois dos passeios, nada melhor que uma pausa nos bucólicos Jardins de Rubió i Lluch junto à área que também pertenceu ao hospital.

 

Bairro Gótico

Bairro Gótico (foto: shutterstock)

 

O El Raval tem ainda sua própria Rambla, a Rambla del Raval, criada nos anos 1990 e local escolhido para abrigar a famosa escultura Gato, de Botero. Se der fome, parar na Viader, a mais antiga confeitaria da cidade (de 1870), é um programão. Aproveite para visitar o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (Macba) e o vizinho Centro de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB). No primeiro, o prédio todo branco foca o acervo em trabalhos dos últimos 50 anos assinados por artistas de diversas partes do mundo – de esculturas e pinturas à fotografia. Já o CCCB tem uma intensa agenda cultural com shows e exposições temporárias.

É bem ali, ainda, que está o extraordinário Palau Güell, de Antoni Gaudí (não confundir com o parque homônimo, please), de fachada revestida de pedra e ferro e uma verdadeira floresta com 20 chaminés coloridíssimas que marcam o terraço. A obra foi encomendada pelo empresário e mecenas Eusebi Güell para ser sua residência. Gaudí não economizou no uso de madeira talhada, vitrais, escadaria em mármore e tetos ornamentados.

A dica para terminar o passeio pelo bairro é subir no terraço panorâmico do hotel Barceló Raval e brindar ao pôr do sol com uma taça de cava espumante espanhol).


Cobertura do hotel Barceló (foto: shutterstock)


Do outro lado das Ramblas, o popular Bairro Gótico tem suas ruelas quase escuras sempre cheias de turistas. Foi bem ali que Barcelona nasceu caminhando pelo bairro, a gente pode ver ruínas da antiga muralha que circundava a cidade) e um de seus principais pontos de acesso é o Portal de l’Angel, no comecinho das Ramblas.

O bairro é quase labiríntico, cheio de ruelas formando um confuso emaranhado em diversos pontos. Aqui e ali, igrejas góticas (com destaque para as belas Paróquia de Santa Ana e a igreja Santa Maria del Pi) e prédios modernistas e neogóticos, como o Colégio dos Arquitetos de Barcelona com frisos desenhados por Picasso, são os destaques. O Palau de la Generalitat, sede do governo catalão, é o edifício mais famoso do bairro e pode ser visitado gratuitamente aos domingos (das 10h às 13h).


Praça Reial (foto: shutterstock)


Porém, uma das surpresas mais gostosas do Bairro Gótico é descobrir suas inúmeras praças: uma passadinha pelas praças del Pi, de Sant Josep Oriol, del Rei, Sant Jaume e Vila de Madrid já é um delicioso roteiro por si só (a Reial tem lindas luminárias desenhadas por Gaudí). Estique também até a Basílica de la Mercè e pela bela Antiga Sinagoga Major, que fica no pedacinho judeu da área. Mas só deixei o bairro após visitar o Museu d’Història de Barcelona (Muhba), que guarda artefatos com mais de 2 mil anos encontrados na cidade, incluindo o Templo de Augusto do século 1º a.C – imperdível.



Leia mais sobre os bairros de Barcelona:

Barcelona: roteiro bairro a bairro

Barcelona: El Born, o bairro do Parc de la Ciutadella

Barcelona: o bairro de Eixample e as obras de Gaudí

Barcelona: caminhando pelas Ramblas, Port Vell e Montjuic

 

 

Onde se hospedar em Barcelona?

Pratik Rambla

Três estrelas no Eixample, tem 37 quartos contemporâneos.

Neri

Quatro estrelas no Bairro Gótico, tem apenas 22 quartos contemporâneos, um rooftop com belas vistas e delicioso café da manhã servido na biblioteca.

 

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: