HomeDestinosBarcelona: o bairro de Eixample e as obras de Gaudí

Barcelona: o bairro de Eixample e as obras de Gaudí

Barcelona: o bairro de Eixample e as obras de Gaudí

La Pedrera, Casa Batlló, Parc Güell e Sagrada Família são pontos indispensáveis em um roteiro pelo bairro modernista

Não é raro pensarmos em Barcelona e lembrarmos de Gaudí. O bairro do Eixample tem a maior coleção de arquitetura modernista do mundo e, entre ruas e quadras geometricamente precisas (com destaque para o Passeig de Gràcia), guarda também algumas das mais icônicas obras do gênio, como a Casa Milà, patrimônio tombado pela Unesco.

A obra finalizada no começo do século 20 não foi compreendida na época e virou motivo de piada, ganhando o apelido de La Pedrera. A fachada ondulada sustenta 33 balcões adornados de ferro fundido. A visita no interior do prédio passa por ambientes montados, a exemplo da decoração da época. O terraço é um verdadeiro jardim de esculturas com 30 chaminés que lembram soldados – motivo de ter ganhado o nome de “jardim dos guerreiros”.

 

Casa Milà (foto: shutterstock)

Casa Milà (foto: shutterstock)

 

Porém, a maior construção modernista da cidade é o Hospital de Sant Pau, do arquiteto Domènech i Montaner, com ruas, jardins e edifícios próprios. Passou por extensa reforma e foi reaberto em 2014, também tombado como Patrimônio da Humanidade.

Mas o modernismo no Eixample vai além desses exemplos. Em um único quarteirão – a chamada Manzana de la Discórdia – três dos maiores modernistas competiram entre si pela obra mais marcante: Gaudí com sua Casa Batlló, Cadafalch com sua Casa Amatller e Montaner.

 

Casa Batlló (foto: shutterstock)

 

A fachada com azulejos azuis, verdes e vermelhos e as varandas onduladas da Casa Batlló, no Passeig de Gràcia, compõem outro trabalho emblemático de Gaudí. O prédio não foi erguido pelo arquiteto catalão, mas totalmente reformado por ele. Ao entrar, preste atenção no salão principal – o teto, as portas e as janelas parecem retorcidos. Já o piso exibe imagens estilizadas de um polvo e uma estrela-do-mar.

 

 

 

No limite do Eixample fica o Parc Güell, uma imensa área verde com trilhas, belos jardins e praças também assinados por Gaudí. Logo na entrada, você vai se impressionar com dois prédios com tetos arredondados e coloridos e com o dragão coberto por ladrilhos na escada. Sobre a Sala Hipóstila, relaxe nos charmosos bancos de mosaicos de azulejos, de onde se tem uma das melhores vistas de Barcelona. O Parc Güell abriga, ainda, a Casa Museu Gaudí, a residência do artista durante quase 20 anos e que guarda mobília desenhada por ele.

Mas nenhuma obra e nenhum edifício do Eixample – ou de Barcelona! – tem poder atemporal como a genial basílica da Sagrada família. O inacabado templo de Gaudí (Temple Expiatori de la Sagrada Família) virou o próprio símbolo da cidade e atrai literalmente milhões de visitantes todos os anos. De tamanho colossal, ocupa um quarteirão inteiro e pode ser vista de vários cantos da cidade. Em constante evolução, tem previsão de ser de fato concluída somente em 2030. Sua bela fachada da Natividade, juntamente com a cripta também construída por Gaudí, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Pulo do gato na hora da visita: comprar o tíquete antecipadamente on-line, para fugir das filas quilométricas.

 

Leia mais sobre os bairros de Barcelona:

Barcelona: roteiro bairro a bairro

Barcelona: El Born, o bairro do Parc de la Ciutadella

Barcelona: caminhando pelas Ramblas, Port Vell e Montjuic

Barcelona: as ruelinhas do Bairro Gótico e as ramblas de El Raval

 

 

Onde se hospedar em Barcelona?

 

Pratik Rambla

Três estrelas no Eixample, tem 37 quartos contemporâneos.

Neri

Quatro estrelas no Bairro Gótico, tem apenas 22 quartos contemporâneos, um rooftop com belas vistas e delicioso café da manhã servido na biblioteca.

 

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: