HomeGiro pelo MundoGastronomiaGiro gastronômico pela Argentina

Giro gastronômico pela Argentina

Giro gastronômico pela Argentina

Nosso vizinho é um apanhado de tentações gastronômicas. Confira nossa seleção de endereços favoritos da culinária local e onde prová-los para deixar seu roteiro muito mais saboroso

Por Thelma Lavagnoli

Vinhos
Diante da Cordilheira dos Andes, as mais de mil vinícolas da região de Mendoza produzem cerca de 70% de todo o vinho argentino. O Malbec é o protagonista, mas a região ainda tem bons exemplos de Tempranillo ou Chardonnay, por exemplo. Também vale mencionar os vinhos de altura da região de Salta e sua tradição secular: dizem que os jesuítas começaram a produção no século 18. Além disso, várias das vinícolas foram abertas no comecinho dos anos 1800.

foto: shutterstock

Onde ir: enólogos de plantão conseguem fazer de três a quatro degustações por dia em Mendoza. Mas para encaixar o vinho com um delicioso almoço com vista para a Cordilheira dos Andes, a dica fica por conta do restaurante Siete Fuegos, no The Vines Resort & Spa. Ali, o cozimento da carne é feito em forno a lenha em um processo de sete passos e longas horas. O cardápio é assinado pelo badalado chef Francis Mallmann.

Empanadas
Estes pasteizinhos assados podem ser encontrados por toda a América Latina, mas têm um lugar especial no coração – ou seria no estômago? – dos argentinos. Provavelmente os petiscos mais populares do país estão em fartura tanto nos grandes restaurantes quanto nos botecos. A opção mais popular por aqui é a empanada recheada com carne de vaca cortada à mão em pedacinhos e muito bem temperadas.

Onde ir: as empanadas de carne são o carro-chefe do El Sanjuanino, em Buenos Aires. Ele soma 50 anos de tradição, mas o cardápio cresceu ao longo das décadas. Hoje também há opções como recheio de frango, presunto e queijo, caprese, de cebola e queijo… Impossível provar só uma delas.

» Posadas, 1.515, Buenos Aires, elsanjuanino.com.ar

Choripán
O choripán é um sanduíche simples, de pão recheado com chorizo, espécie de linguiça bem temperada. Ainda leva queijo ou vinagrete para acompanhar. Comida de rua e que mata a fome, muito popular na cidade de Córdoba.

Onde ir: bem simples, a barraca do Robertito promete vender o melhor choripán da cidade. De fato, é muito bem avaliado por quem prova e já ganhou alguns prêmios. Leve dinheiro.

» Isabel La Católica, 1.350, Córdoba

Parrilla
Chamado de parrilla, o churrasco argentino combina vários tipos de carnes e os cortes bovinos são os principais assim como no Brasil. Contudo, há espaço para alguns elementos diferentes. Entre eles, o chorizo (espécie de linguiça toscana) e a morcilla (aquela linguiça preta feita com o sangue do animal). Dos mais tradicionais, é o bife de chorizo que, apesar do nome, nada tem a ver com a linguiça. Sem osso, é um dos cortes de carne mais famosos e suculentos da Argentina. Tudo geralmente é assado diretamente em uma grelha inclinada, sem espetos como fazemos por aqui. E vale ressaltar que, na Argentina, a parrilla é praticamente um evento gastronômico, para ser  preciado sem pressa.

foto: divulgação

Onde ir: no coração de Puerto Madero, o Cabaña Las Lilas se estabeleceu como uma escolha certeira para o turista disposto a investir num autêntico bife de chorizo. Foi inaugurado em 1995, resultado da parceria com um dos donos do Figueira Rubayat, em São Paulo.

» Alicia Moreau de Justo, 516, Buenos Aires, restaurantlaslilas.com.ar

Cordeiro
A carne de cordeiro ganha um adjetivo extra no sul da Argentina, aqui ele é o cordeiro patagônico. Sem gordura e de sabor marcante, a carne do animal é um dos ingredientes-chave da culinária local. Ela aparece tanto em sopas quanto sozinha, tipo parrilla, como grande estrela da refeição. Geralmente é servida em pedaços e acompanhada de molho chimichurri.

foto: shutterstock

Onde ir: na Estancia 25 de Mayo, em El Calafate, os visitantes passam fácil uma manhã ou uma tarde passeando e comendo. Depois de caminhadas para conhecer mais sobre a história e a rotina rural da propriedade, o restaurante típico El Quincho serve a famosa parrillada de cordeiro. Tem ainda show folclórico com danças típicas de toda a Argentina.

» Estancia 25 de Mayo, 9.405 El Calafate, estancia25demayo.com

Frutos do mar
Trutas fresquinhas e frutos do mar são figurinhas recorrentes nos menus da Patagônia – em especial de Ushuaia que fica bem próxima do litoral. Por ser facilmente encontrado nas águas gélidas da região, o tal caranguejo gigante (centolla) é um dos protagonistas da gastronomia local.
Onde ir: Resto & Bar serve diversos peixes e frutos do mar com vista para o canal de Beagle. Por aqui, o caranguejo gigante aparece como entradinha e coberta com queijo. Já a truta é um dos carros-chefe, servida com queijo brie ou roquefort.

» Perito Francisco Moreno, 2.232, Ushuaia, kuar.com.ar


Veja mais:

  Mendoza, Argentina
  Chile e Argentina
  Argentina: devolução do IVA para turistas não residentes

Vai para Argentina? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro na Argentina
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: