HomeDestinosO que fazer no Lago di Garda, na Itália

O que fazer no Lago di Garda, na Itália

O que fazer no Lago di Garda, na Itália

Sirmione, Desenzano, Gardone, Saló, Manerba e Riva del Garda são algumas das cidadezinhas para aproveitar ao redor do Lago di Garda, no norte da Itália

Por Mari Campos

Diferentemente de Como e Maggiore, o Lago di Garda é o mais afastado de Milão – são quase 140 quilômetros de distância. Mas, por outro lado, pode ser alcançado a meros 15 quilômetros da bela cidade de Verona, dos apaixonados Romeu e Julieta, constituindo o mais perfeito passeio bate-e-volta na região. O maior lago da Itália é também conhecido como Benaco e chega a 370 quilômetros de extensão, atravessando três regiões italianas. Dos muitos vilarejos encantadores às suas margens (vários deles até hoje grandes produtores de azeite), a cidade-base mais utilizada para explorá-lo é a pequena Sirmione.

Com ruínas romanas e medievais, como as Grutas de Catullo e o imperdível Castelo Scaligero – um dos principais cartões-postais do Lago di Garda –, Sirmione encanta viajantes há tanto tempo que foi imortalizada em obras de diversos artistas e escritores, de Stendhal a Goethe.

 

Castelo Scaligero, Lago di Garda

Castelo Scaligero, Lago di Garda (foto: shutterstock)

 

Apesar de pequena, oferece ao turista impressionante estrutura, da hotelaria de qualidade aos esportes aquáticos. De barco, também dá para explorar outros vilarejos dos arredores, como Desenzano (de onde parte a maior oferta de ferries), Gardone e Saló (escolhida por Mussolini para ser a capital da Itália fascista). Se o tempo estiver quente e pegar uma prainha lacustre estiver nos planos, a melhor opção – apesar das pedrinhas – é Manerba.

Quem vai de carro pode conferir, também, a bela estrada Gardesana Ocidental, inaugurada no começo dos anos 1930 e que chega até Riva del Garda, a cidade mais ao norte do lago. Sinuosa e cênica, conta com longos túneis que chegaram a ser usados para estocagem de armamentos durante a Segunda Guerra; hoje, guarda apenas boas memórias, com a paisagem exuberante do lago que se descortina no horizonte dos viajantes ao sair de cada um deles.

 

Onde se hospedar no Lago di Garda?

 

Hotel du Lac

Localizado na pequena aldeia de Villa di Gargnano, possui 12 quartos, alguns com varanda ou terraço privativo.

 

Hotel Sirmione

No centro histórico, tem 100 acomodações elegantes e com boas vistas da região.

 

Savoy Palace 

A cem metros do Lago di Garda e a uma curta caminhada do centro. Oferece, gratuitamente, bikes para os hóspedes.

 

Leia mais:

O que fazer no Lago di Como, na Itália

O que fazer em Milão, a cidade mais sofisticada em Itália

Garda, Como e Maggiore: roteiro pelos Lagos Italianos + rapidinha em Milão

O que fazer no Lago Maggiore, na Itália

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: